segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Identidade cambiante: City of Melbourne



Cidades, estados ou países com estratégias bem pensadas para a construção da sua imagem podem virar marcas. Mas isso nem é mais novidade. Melbourne está em processo de consolidação nesse sentido. A cidade até possuía uma marca, mas a nova (representada acima e que vem sendo usada desde julho) tem tudo a ver com o que a cidade quer dizer para o mundo.
Enquanto isso, por essas bandas, os ânimos políticos de cada gestão definem que a marca da cidade (confundida com marca da prefeitura) deve mudar a cada novo prefeitinho ou aglomerado de interesses partidários.
Quando não é isso é a Câmara de Vereadores que aprova uma lei que institui o brasão como a marca da prefeitura e, por extensão, do município.
Assim fica bem complicado construir uma marca-cidade séria e coerente. Esperemos, quem sabe, mais uns 30 anos até chegarmos nesse ponto de maturidade institucional.

2 comentários:

Anna Laura disse...

Adorei a logomarca! Na minha cidade passamos por algo parecido, a flor símbolo da cidade é pouco encontrada aqui na região. :/

Abraços Prof Rudinei!

Anna Laura

Rudinei Kopp disse...

Oi, Anna.
De que cidade tu és?
Abraço.